Como desenhar bem no papel passo a passo

como desenhar bem no papel passo a passo Eu não posso dizer que sou o melhor desenhista do mundo, mas posso garantir que estou muito melhor desde que iniciei este Blog. Eu li uma montanha de Sites que ensinam como desenhar bem e comecei a aplicar as melhores dicas, técnicas e ensinamentos partilhados.

Algumas coisas funcionaram para mim, outras foi pura perda de tempo!

Por isso eu decidi compilar as 9 dicas que eu considero mais poderosas e que me ajudaram a desenhar melhor ao longo do tempo. Dê uma olhadela abaixo…

 

9 dicas para desenhar muito bem

1- Desenhe muito: Isto parece básico mas precisa entrar na lista! Desenhe muito! Mas o que é desenhar muito? Malcom Gladwell diz que é preciso cerca de 10.000horas fazendo alguma coisa para se tornar um especialista nisso. Acho que isto responde à sua questão 😛 ! Pratique bastante e você comprovará que a cada dia que passa suas habilidades aumentam.

2- Observe e aplique: Sempre que sair de casa leve um caderninho de desenhos. Aproveite qualquer oportunidade para desenhar um pouco de tudo o que vê: pessoas, carros ou paisagens. Quanto mais desenhar o que observa, maior percepção você terá sobre como as coisas funcionam e como pode representá-las no papel.

Vamos agora para dicas mais técnicas para você aprender a desenhar na prática…

como desenhar bem passo a passo

3- Desenhe de forma lenta e constante: É como começar a praticar um novo instrumento musical. Você deve começar tão devagar quanto possa, sem cometer erros, e só depois, com mais prática, desenhar mais rápido. Isto vai ajudar a ter maior controlo sobre o que está fazendo.

4- Procure pelas formas básicas: Qualquer coisa no mundo pode ser simplificada em formas básicas. Quando você está olhando uma imagem observe as figuras geométricas que estão por trás e desenha-as imediatamente no papel. Esta dica para além de simplificar todo o trabalho vai também aumentar a velocidade com que você cria seus desenhos.

Com base nesta dica veja um exemplo prático em vídeo:

5 – Faça tudo por partes: O desenho se forma na borracha. Vá desenhando várias vezes com linhas soltas e leves. Só depois trace uma linha firme e definitiva onde você achar que o traço ficou legal.

6 – Mantenha-se fiel ao seu estilo: Tenha certeza que o seu desenho começa e acaba com o mesmo estilo. Por exemplo, se começar o seu desenho com um estilo gestual, mantenha o mesmo estilo até ao fim. Isto vai assegurar uma peça harmoniosa e consolidada.

7 – Estude o que vai desenhar: Quando você pesquisa e estuda sobre aquilo que vai desenhar, você tem o poder de ir buscar pormenores e detalhes que vão enriquecer muito os seus desenhos, tornando-os únicos e especiais. Aprofunde-se no assunto (seja ele qual for) e crie verdadeiras obras primas!

como desenhar muito bem

8 – Dê profundidade aos seus desenhos: Se quer realmente desenhar bem então você precisa começar a colocar sombreamento nos seus desenhos. Isso vai tornar suas obras mais realistas e vai dar vida aos seus desenhos. Veja isto para aprender a sombrear corretamente!

9 – Ame desenhar: Pode parecer clichê, mas é a maior das verdades! Como em tudo na vida, se você não amar o que faz, não vai funcionar. Desenhar exige muita dedicação e naturalmente, se você não gostar muito do que está fazendo, então você nunca vai aprender a desenhar bem. Isso é facto!

 

Curtiu as dicas? O que mais acrescentaria?

É óbvio que havia muito mais pormenores e dicas técnicas para você aprender realmente a desenhar, no entanto, eu tentei compilar as coisas que eu considero mais importantes. Provavelmente alguma coisa me escapou, mas foi com a melhor das intenções que fiz este artigo.

Se quiser ajudar a completar este post deixe um comentário abaixo com mais dicas, truques e conhecimentos. Isso vai ajudar toda a comunidade que quer saber como desenhar bem.

Agora pratique: Lista com desenhos para desenhar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (142 avaliações! Artigo com 4,87 estrelas num máximo de 5)
Loading...

2 Comments on “Como desenhar bem no papel passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *