Como aprender a desenhar mesmo sem nenhuma experiência

Hoje você vai aprender a desenhar com base em alguns exemplos práticos. Vou partilhar algumas técnicas básicas que me ajudaram a evoluir nos meus desenhos.
aprender a desenhar passo a passo
Provavelmente você já viu desenhos super legais e pensou: “Isto até parece real! Como eles fazem isto?”

Se você pensa que não consegue desenhar coisas brutais porque não tem o dom, ou porque não tem uma boa mão deixe-me já dizer: estás equivocado! Todos nós temos mãos para desenhar linhas…e um desenho nada mais é do que um monte de linhas! O que falta não é a mão, mas sim a forma como você observa as coisas. Você só precisa saber como olhar as coisas, um pouco de paciência e claro, amar o que está fazendo.

Espero que com isto o tenha inspirado para começar a aprender como desenhar!? Vamos então colocar as coisas em prática…continue a ler…

 

Para aprender a desenhar deve seguir este 5 passos obrigatórios…

1º Faça sempre um esboço: antes de começar a desenhar seja o que for você precisa fazer um esboço daquilo que vai criar. Basicamente nesta etapa seu trabalho é transformar aquilo que está vendo numa formas básica e geométrica. Aqui você cria o corpo do seu desenho com 0% de detalhe. Confira o exemplo abaixo a vermelho!

como aprender a desenhar

2º Desenhe a partir de figuras: Depois de fazer o corpo do desenho continue a avançar, criando figuras básicas para todas as áreas do seu objeto. Abaixo deixo o exemplo de um rato desenhado usando formas circunferências (com aspecto completamente amador), mas que a pouco e pouco vai tomando forma…

aprendendo a desenhar

Depois de construir todas as figuras que complementam o desenho pode apagar as linhas que já não servem e começar a dar forma ao seu desenho, fornecendo mais detalhe. Fica o exemplo:

aprendendo a desenhar

3º Coloque Sombreamento nos seus desenhos: Para desenhar bem é necessário usar sombreamento nas suas peças, isso vai dar profundidade e tornar seu desenho mais realista e profissional.

A forma mais simples de fazer sombreamento é fazer linhas seguidas usando o lápiz inclinado. É importante que faça todas as linhas na mesma direção para que o resultado seja uniforme. A quantidade de sombra varia segundo a pressão que se faz no lápis e o espaço entre as linhas.

aprenda a desenhar

Outra técnica é a “Cross Hatching,” que é uma sombra com linhas cruzadas. Basta desenhar uma série de linhas na diagonal e depois desenhar outra série linhas que se cruzem.

aprender a desenhar passo a passo

Finalmente, estas 2 técnicas podem se complementar com o suavizado. Usando um pedaço de papel comum, papel higiênico, ou um pano macio misturamos a sombra anteriormente desenhada. O resultado é uma cor uniforme e suave.

aprendendo a desenhar passo a passo

4º Desenhe luz e sombra: A forma mais simples de entender como funciona o reflexo da luz é com o exemplo de uma esfera iluminada. A luz que se propaga na bola produz diferentes tipos de iluminação e sombras. Vamos entender como funciona!?

como aprender desenhar

A. Brilho / B. Meio Tom / C. Sombra Própria / D. Luz Refletida / E. Sombra Projetada
(confira aqui uma aula completa de sombreamento)

O brilho (A) é a área que está mais perto da luz, e por isso, está mais iluminada que todas as outras. Conforme a luz caindo sobre a esfera, vemos que vai diminuindo sua intensidade e pouco a pouco vai passando ao meio tom (B).

Depois chegamos à parte onde a luz não chega mais e dai advém a sombra própria (C). Como a bola repousa sobre uma mesa e como esta reflete alguma luz sobre a esfera, chegamos à luz refletida (D). Por fim temos a sombra projetada (E), que é o reflexo da bola sobre a mesa.

Pronto, veja agora o nosso ratinho seguindo as regras do sombreamento e luz…
por sierto aca esta el raton acabado grasias ala regla anterior de sombiado

aprender desenhar

5º Pense diferente: Pode parecer bobo, mas provavelmente esta regra é a mais importante de toda a lista. Para aprender a desenhar, para além de ser importante praticar ostensivamente é necessário pensar diferente, isto é, inovar, arriscar, tentar coisas novas, combinar técnicas distintas, experimentar cores novas, inventar, fazer alguns desenhos sem seguir nenhuma regra, e por ai vai! Tudo isto vai ajudar a melhorar suas habilidades para o desenho.

 

Agora que já sabe como desenhar tá na hora de colocar em prática!

Todas estas dicas que aqui partilhei de nada servem se você não aplicar na prática! Comece agora mesmo! De nada serve ter muito conhecimento se não colocarmos mãos à obra e testarmos por nós próprios.

aprender a desenharPor outro lado se você considera estas dicas muito básicas e procura um treinamento mais avançado, confira este curso de desenho online para se tornar um verdadeiro desenhista profissional. O curso conta com mais de 1400alunos e centenas de vídeos passo a passo. Clique lá e veja pelos seus próprios olhos.

Bom…já me estendi demais neste artigo! Espero sinceramente que o tenha auxiliado nesta sua busca de aprender a desenhar. Um abraço e até à próxima!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (95 avaliações! Artigo com 4,81 estrelas num máximo de 5)
Loading...

3 Comments on “Como aprender a desenhar mesmo sem nenhuma experiência

  1. fofa

    nnnnossssa
    😉
    muito obrigadoooo
    loveee
    eu adora desenhar,e foi nesse site que eu aprendi a desenhar grande parte dos meus desenhos em anime,mangá entre outros…
    vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *